BLOGGER TEMPLATES - TWITTER BACKGROUNDS »

terça-feira, janeiro 30, 2007

Vidas . . .

Na ultima 6ªf, recebo uma triste noticia; a mãe de dois amigos tinha falecido! Adormeceu e não acordou mais, foi o filho que ao chegar a casa se deparou com aquela situação! Não imagino como tenha sido, nem tão pouco me quero pôr na pele dele ainda hj, depois de ter já falado com ele e com a irmã e ter dado o meu devido apoio (que nunca chega nesta altura, ainda p mais tendo sido a Mãe!)
É claro que foi motivo de conversa para mais uns 3 dias seguintes, e mesmo sabendo que os filhos irão continuar a vida deles, cm tem mmo de ser, custa, pois perder uma pessoa de familia nunca é fácil, e temos a consciência que custa; mas o elemento - Mãe - deve ser o desmoronar de qualquer perda, e extremamente dificil o seu desaparecimento!
Fiquei pensativo durante algum tempo, pois um ataque cardíaco pode dar a todos nós, a qualquer momento, fazendo-nos desaparecer e acabando-nos com a vida num ápice, derrepente; sem estarmos á espera e ainda por cima sem aviso. É frequente a pessoas com estilos de vida não muito saudáveis (cm eu p exemplo, que bebo montes de café, alimentação duvidosa, alcoól frequente e Red Bull como melhor amigo!!), que não era o caso, mas que acontece, isso sim!
Isto tudo para dizer que só qdo levamos com um choque deste tipo, de novo, na nossa vida - parecendo irónico e de má escolha de altura - nos dá uma certa força e um tipo de "aviso" de que os que ficam por Cá, têm o dever e a oportunidade de serem Felizes e Viverem como se não houvesse amanhã!! Não de uma forma sôfrega, mas mais concreta e firme! Nunca se saberá cm viver intensamente, e tão pouco temos sempre disposição p isso; mas o que interessa é ter essa consciência e essa noção!

Pois Eu, tendo sido abalado e abanado com esta situação, neste momento ja me sinto como um excelente exemplo do que falei : No Domingo, fui logo a casa de uma tia, a um almoço familiar, onde estavam pais, tios, primos, recentes familiares, cães, gatos, piriquitos, etc... e parece que foi um consolar de uma ferida aberta, um conforto; uma alegria e uma Felicidade, depois de alguns pensamentos mais cabisbaixos. E ... claro, não faltaram os kilos de fotos tirados á familia, as histórias ouvidas que a Tia mais velha contou, os risos e as gargalhadas entre familia, o estar Bem e a união..que faz tanta falta nos dias de hj!

E para dar continuidade a este estado Vivo, ontem depois de ter levado o meu pai ao aeroporto, que ia embora em trabalho; fui mais a minha irmã ao Tal restaurante japonês (o novo vício) que já nos estava a fazer confusão não conhecermos, eheh, o do campo grande. Mostro as fotos depois ;)

9 comentários:

Bruno Moutinho disse...

Peder alguém de família, especialmente tão chegado como uma mãe, nunca é fácil. Mas não nos podemos esquecer que faz parte das leis da vida. Tudo o que nasce irá um dia morrer. É duro, acredito, e é mais fácil falar quando nao nos toca a nós, mas é a realidade.
Por vezes não damos valor à vida porque temos sempre aquela sensação de termos muito tempo. O tempo é relativo...
Gostei do teu post e da forma como viste a situação.
Abraços.

joaninha disse...

caramba... nem quero imaginar tal situaçao!!! deve ser mto dificil, como dizem os brasileiros: "barra pesada"...

RPM disse...

Pois é amigo André.....

a vida tem destas...mas com toda a certeza foi uma morte santa oprque não criou problemas...

há mortes mais trabalhosas porque estamos a ver a pessoa a definhar e não se pode fazer nada....

há mortes em que o ser humano luta ara que o fio da vida não se parta....assim o vejo com a minha avó parterna!!

numa cadeira de rodas, excessivamente cheia de parkinson...lá está ela...olhos fixos, boca de lado e a lutar todos os dias pela sobrevivência....os vivos perdem ou ganham com isso!!!!

uma coisa é! quero viver até aos 100 anos e faço os exercícios...mas pode dar-me o badagaio já...mas que seja fulminate...não quero estar a vegetar numa cama de hospital....

abraço e aos teus amigos as minhas condolências

RPM

Anónimo disse...

Prima Linda

Não sei o k se sente nem quero saber tão cedo...porque para mim os meus são eternos, nao morrem, nao desaparecem, e qd algo assim acontece nao sei k fazer, k pensar, como reagir, mas tambem sei k faz parte da vida, alias e a unica coisa k tenho certeza... a morte pq tudo resto e uma incognita.
Apesar de toda a tristeza k de nós se apodera nesses momentos (falo da nossa avo), sei tb k o k mais nos consola são a familia e os amigos...E voces, sim tu a o resto da familia sao o meu grande consolo.
São a voces a quem recorro qd estou mais em baixo, pois sao os unicos k apesar de todas as adversidades da vida continuam sempre a rir.
Obrigado por seres como es.... Amo.vos muito

Anónimo disse...

quando se perde alguem q nos émto proximo e doloroso,eu sei.Mas ha sempre as boas recordações q nos fazem parar,pensar e sorrir...
A lei da vida é essa mesmo tudo q nasce morre,por mto q custe.Nós q ca ficamos deveremos viver da melhor forma e tentar superar todos os obstáculos q a vida nos prega e nunca deixar de tar com quem gostamos e nem deixar de dizer a essas mesmas o quanto gostamos delas.Nunca deixar o q se pode fazer/dizer hoje para amanha,pois pode ser tarde.
Beijao grande Negra

Sala de Estar disse...

Normalmente, só quando perdemos alguém é quando o devido valor, e são nessas alturas que paramos para reflectir sobre tudo o ke nos rodeia, familia, amigos, ou seja, tudo o ke faz parte da nossa vida.
É pena so reagirmos nessas altura, acho ke devemos viver a vida ao máximo,por vezes damos demasiada importância a coisas mínimas e são essas coisas ke nos fazem afastar das pessoas de quem realmente gostamos. Mas a vida é assim mesmo.
Adorei este teu momento de reflexão.

Jokas Usdreia.

L disse...

Imagino a dor!!!!!!!

Não me imagino a ter que passar por isso.

A dor que me consome de momento é de outro tipo e não quero comparar. É algo... diferente!

Amigo, percebo tudo o que nos quises-te demonstrar e a ti envio um beijo enorme.

emn***

Unknown disse...

Uma perda é sempre difícil...mas é inevitável, infelizmente... passei, ainda não há muito tempo, por duas perdas que me abalaram muito, mas com as quais aprendi grandes lições...

É normal termos receio, sofrermos quando perdemos alguém... são sempre momentos em que nos sentimos mínimos, insignificantes, como se a nossa vida não passassa de uma partida de mau gosto...porque, façamos o que fizermos, o nosso fim será igual para todos!!

Lidar com a perda de alguém querido é uma lição que nunca se aprende...porque nunca nos conseguimos conformar...

Resta-nos seguir em frente, sempre, e pensar que aqueles que já não estão entre nós, continuam connosco!!

Beijo da "prima" (só hoje descobri que também estás na ala dos sobrinhos da Visionária lololol)

Marta disse...

Eu continuo a pensar que o que doí mais é ver tudo a funcionar, tudo a andar para frente, sem essa pessoa. Continuo sem saber o que dizer, e aprendo todos os dias a viver.