BLOGGER TEMPLATES - TWITTER BACKGROUNDS »

sexta-feira, janeiro 19, 2007

The One; O Tal; . . . O Prometido! ;)

Pois é, numa tentativa de postar algo de jeito e que ache proveitoso e deveras com interesse; este é o post do Tal assunto que eu ha muito queria falar! O Prometido, ora bem! :)
Já não deve ser novidade para ninguém que está a decorrer uma votação(via telefone), organizada pela RTP, sobre qual os Portugueses acham ser "A personalidade mais marcante da história de Portugal ", no concurso denominado "Os Grandes Portugueses"! Até aqui tudo bem!
Um concurso normal, porreiro e com um fundamento interessante; o de se saber qual a personalidade de todos os tempos. Podem ser votadas pessoas relacionadas com a política; que fizeram história em diversas e variadas áreas e profissões, e que de alguma forma contribuíram para marcos De ou Em Portugal; pessoas na área da saúde/medicina; artistas -pintores, escritores, escultores, cantores, realizadores, actores-; filósofos; arquitectos; enfim, pessoas que contríbuiram para o desenvolvimento da nossa cultura ou no seu desenvolvimento! Até aqui tudo bem tb!

Ora, quando se fala na História de Portugal, imagina-se Reis; Rainhas; Navegadores e Descobridores; Exploradores; Ex-Presidentes; Políticos, no qual na página do concurso podemos consultar quais os 90+, ou as personalidades escolhidas pelos portugueses na votação que decorreu até 31 outubro do ultimo ano! E quando pensamos em personalidades da História, visto Portugal não ter somente uns meros 200 ou 300 anos de existência, pensamos em D.Afonso Henriques(Rei) talvez, que data do ano 1111 -OK-; ou de um D.Afonso III(Rei) que data de 1210 -OK-; um Vasco da Gama(Navegador) data de 1468 -OK-; um Camões(Poeta) data de 1525 -OK-; um Fernando Pessoa(Poeta) data de 1888 -OK-, e para não pensarem que foram somente personalidades masculinas e que eu os estou a favorecer, -e antes de me atacarem com protestos e comentários feministas-, houve também realmente uma D.Leonor(Rainha) data de 1458 -OK-; uma D.Catarina de Bragança(Rainha) data de 1638 -OK-; uma Florbela Espanca(Poeta) data de 1894 -OK-, em que aliás, alguns dos mencionados estão até nos 10 finalistas. Até aqui, continua tudo bem!

O que Finalmente, bLógicamente, Concretamente -e Supostamente o mais interessante deste post- quero falar é sobre o que raio fazem um Durão Barroso(político/fugitivo?) -NÃO OK-; um Herman José(actor/enterteiner) -NÃO OK- ; um Hélio Pestana(novo actor/actor novo) -NÃO OK- ; um Ricardo Araújo Pereira(recente actor) -NÃO OK-; uma Mariza(fadista) -NÃO OK-; um Jorge Nuno Pinto da Costa(corrupto?) -NÃO OK- ; um josé Mourinho(treinador esperto e ricaço) -NÃO OK-; um Cristiano Ronaldo(futebolista/jeitoso c/pés) -NÃO OK-! Até a Padeira de aljubarrota tem um peso muito mais importante que eles!

--NÃO OK MESMO!!!--

Ok, está bem que são personalidades da nossa época, tal como o eram todos os outros de outras épocas, mas que tipo de enalticidades heróicas fizeram estas criaturas?? E tb está bem que foram os Portugueses que votaram neles para ali estarem, eles não pediram, têm direito; pq de alguma forma andam por aqui no nosso Portugal e até notamos que eles existem, e podem ser ídolos de muita gente!
Mas agora pergunto, Que culpa temos nós disso?? E que tipo de mentalidade anda ladeada connosco tds os dias por estas ruas a fora?? Ok! Respondam-me se souberem e já agora Votem!
Acho uma iniciativa porreira e até certo ponto importante! No site podemos pesquisar as biografias de todas as personalidades escolhidas e suas histórias.
É neste sítio!

8 comentários:

Lua disse...

O meu voto:
D.Afonso Henriques - sem ele eramos espanhois!! dassseeeeee!!

bom fim de semana

Bruno Moutinho disse...

Eu, sinceramente, não sei o que se passa pela cabeça dos portugueses. Infelizmente não nos podemos esquecer que a nova geração já não se lembra quem foi D.Afonso Henriques, Almeida Garrett era um gajo qualquer que escrevia poemas, Fernando Pessoa um bêbado que problemas de identidade e Florbela Espanca uma gaja que tinha uma queda pelo irmão. O que está na moda são mesmo os jogadores jeitosos, os cantores que pensam que cantam e políticos corruptos. Não me admirava nada que o cristiano ronaldo foce o escolhido, atendendo às centenas de raparigas que choram por ele...

Isto é a prova que vamos de mal a pior. Talvez um dia venhamos a ganhar algum juízo, quanto mais não seja quando formos espanhóis por termos abrido banca-rota ;)

Marta disse...

Gosto do programa porque é bastante real, por um lado, e didático por outro lado. Eu sou uma das responsáveis pelo Álvaro Cunhal aparecer na lista, aprende-se muito sobre a história de Portugal, este foi o lado didático correcto. Contudo aprendi outras coisas da realidade portuguesa, primeiro que o Sr. Gulbenkian foi um grande português (??!!) e segundo que a Nelly Furtado também era uma séria candidata. Este foi o lado real, entre todos os que referistes como não OK's. Mas também é a minha opinião.

joaninha disse...

concordo ctg! com tanta gente importante vão apoiar o Cristiano Ronaldo??? (blhec!)

Rui Silva disse...

Muito boa a tua análise!
Só acrescento o seguinte: tens que ver quem é que vota. Eu não me dou ao trabalho nem gasto dinheiro nisso. Talvez isso vá estragar a votação, normalmente aqueles que investem um bocado de tempo a pensar em quem votar pensam antes que aquele dinheiro ou aquele tempo do telefonema pode ser empregue em algo mais útil.

Andre disse...

epá, deixa lá!! por momentos a ler o teu post julguei encontrar a "floribela"!! :D:D:D

realmente é de bradar aos céus!! mourinho, ronaldo, mariza.... puftt, estão de uma importancia tal para o Nosso Portugal assim como estão importantes para o lado que me deito e dormo melhor! deve ser é bom para eles que têm uma conta bancária "choruda,né"!!

grande abraço amigo e continua com as tuas analises bLogicas que vais no bom caminho! ;)

RPM disse...

ó camarada...

queme screve assim não é desléxico, com certeza....

os outros são intrusos...maus intrusos

abraço de amizade

RPM

Elisheba disse...

Olha sobrinho:ESTOU 125% DE ACORDO CONTIGO.Qd comecei a ver essas ditas "personalidades" a fazerem parte da famosa lista nem estava a acreditar.OK, sou uma leiga!Admito.Mas ate para uma leiga ver esses nomes no meio de pessoas que REALMENTE FIZERAM ALGO /CONSTRUIRAM O NOSSO PAIS E A NOSSA PERSONALIDADE ENQUANTO NAÇÃO....deixa-me dizer-te que isto significa o reflexo dos tempos perdidos de valores.

(um parvalhao que so diz asneiras (herman) e jogadores de futebol sao personalidades????)

E mais nao me patece dizer!!!

Beijocas xxl