BLOGGER TEMPLATES - TWITTER BACKGROUNDS »

segunda-feira, setembro 18, 2006

Provérbios; agora populares!

Talvez o mais conhecido dos nossos ditos populares...

"Não faças aos outros, aquilo que não gostavas que te fizéssem a ti!"

Hoje, ouvi uma discussão/reflexão sobre a origem deste provérbio que ja se tornou popular entre nós e fizémos dele nosso; português. Talvez devido ao uso que lhe damos, talvez por fazer parte da acção de muita gente que habita ou circula bem perto de nós! Enfim, o tão bem empregue dito popular, é palavreado e utilizado ha imenso tempo, talvez até há tempo suficiente para que o tivessem modificado para seu próprio entendimento; porque segundo a história e pessoas que sabem do que falam, foi Jesus Cristo que o utilizou e começou a fazer valer o seu sentido! Para pessoas que possam ler a Bíblia, este entendimento pode encaixar melhor, e possa ser mais depressa aceite, pois têm mais vezes contacto com certos dizeres dirigidos á união entre o povo e á cedência do bem estar ao próximo e á humanidade.
É uma ideia que tenho já há algum tempo, e por meus próprios olhos vejo que as pessoas que se apegaram há algum tempo a uma religião, seja ela católica ou não, têm mais vincado no sua personalidade a humildade e a hipótese de exercer o bem ou trasmitir a paz. Tenho nos meus avós maternos o exemplo disso! E que bom exemplo frizo, senão o melhor.
Antes de modificado, quem sabe por propósitos desnecessários:

" Faz aos outros, aquilo que gostavas que te fizéssem a ti! "
in: ...algures na Bíblia ;)


Dá que pensar ...

11 comentários:

Anónimo disse...

não concordo
eu conheço pessoas fãs de religião e são tão agarradas a preconceitos e ideias que alguem lhes meteu na cabeça, que nada têm a ver com paz nem bem.

ainda bem que ha execpões á regra
a religião foi inventada para controlar massas

Elisheba disse...

Muito bem visto!!!

Vai então ler o livro de Provérbios (que gosto emenso e sobretudo de meditar!)


Vais gostar!


Beijos

O Lápis disse...

De todos os proverbios que conheço há um que uso muito "os cães ladram mas a carruagem passa" :))

O que deu direito ao teu post, é mais do que um ditado, um mandamento, efectivamente...pena é que tão poucas pessoas o vivenciem e façam dele uma forma bonita de se estar na vida.

Um beijo agradecido pelas palavras deixadas no over e votos de muitas e boas viagens!

Van

Andre disse...

em reposta ao teu comentário no meu blog digo: «com "amigos" como tu, a vida só nos pode correr é bem»....e quanto ao teu post faço minhas as palavras da maria da rosa quando diz "...a a religião foi inventada para controlar massas" cada vez mais acredito nesta teoria! aquele abração!!!

Tiago disse...

Tá muito bom! Agora há um ponto que gostava de comentar... o facto de pessoas que POSSAM ler a Biblia. Não é no facto de as pessoas poderem, é quererem!

E a maioria questiona tudo e mais alguma coisa, mesmo criticando a religião, sem nunca ter pegado ou entendido uma palavra a sério da Palavra.

RPM disse...

um abraço André.....

ontem falámos sobre o teu texto...por isso, deixo-te um abraço grande

RPM

Anónimo disse...

...o ditado que dizes no fim encontra-se na biblia em forma diferente e é o queres dizer: AMA O PROXIMO COMO A TI MESMO!!

Seremos capazes??

Anónimo disse...

O anonimo sou eu...upsss!VISIONARIA (isto hoje não esta bom da tola!)

L disse...

Eu gosto mais do último provérbio: A palavra!

"Ama o Próximo como a ti mesmo!"

Quanto a religião.... é complicado.

jokas grandes lindo.

emn***

Unknown disse...

Tive de comentar este post ... eu faço deste proverbio um do meus lemas de vida. Sempre que tenho a sensação de ter errado ou ter sido injusto com alguém, tento me meter no lugar delas e se vejo que fui desagradável (sim, pq sou bastante impulsivo e de vez em quando não meço as palavras) vou imediatamente pedir desculpa e tento n repetir a "broncadeira". Gostei muito do post e do blog.

Rebelmind Out...

Anónimo disse...

Concordo em parte contigo....mas será que consegues concordar comigo?

Não faças aos outros aquilo que gostarias que te fizessem,pois os gostos deles podem ser diferentes dos teus...

Muitas saudações!!!