Segundo a minha pequena pesquisa . . .
"Ramadão, da raiz árabe ramaDa, que significa «estar a arder, queimar», é o nome do 9.º mês do calendário islâmico. É no mes de Ramadão se queima e se destroem os pecados. Buhari disse em seu Hadis: “ No mes de Ramadão se abrem as portas ao paraíso, se fecham as portas do inferno e satã é encarcerado."
"Conforme o versículo 185 da Sura 2 do Alcorão, foi neste mês que o Profeta Muhammad recebeu a revelação do Livro «como guia para os homens e provas da Guia e da Distinção». Este é o mês mais sagrado do Islão, dedicado à prática intensa dos seus preceitos, mas em especial o do Jejum [Siyâm Shahri Ramadân] que está prescrito, integralmente desde a aurora até à noite, estando interdito o consumo de comida, de bebida (salvo por razões de saúde), de fumar e de ter relações sexuais."
Fonte: Comunidade Islâmica de Lisboa
"Informa-se que na próxima Segunda Feira dia 1 de Setembro de 2008, inicia-se mais um mês de Ramadão.
Este Sagrado mês é o mês da união, da solidariedade, da tolerância e da espiritualidade. Através da Oração, do Jejum e da Caridade tentamos uma maior aproximação a Deus e a purificação do nosso corpo e da nossa alma."
"o sentido profundo do Jejum do Ramadão é o de um testemunho de gratidão para com Deus, através da oferta do sacrifício físico, e constitui a ocasião para uma peregrinação interior, uma oração física.
Na impossibilidade absoluta de praticar o jejum, o fiel deve substitui-lo pela esmola ou pela oração intensa."
. . . E com isto já ficámos a saber mais umas coisas, certo?
(falando por mim, bLogicamente)
...
Há 3 meses
4 comentários:
concordo contigo já aprendemos mais qualquer coisa...
mas esses senhores aguentam 1 mes em jejum axo que preferem pedir esmola ;D
mas tambem te digo que temos que respeitar esses senhores pois eles teem a sua opiniao e provavelmente fazem isso com um prazer enorme...
pois a fé deles perante deus tambem é enorme. :)
tradicionalmente jejuar era uma medida de higiene alimentar, prevista por várias religiões em diferentes alturas, donde será também uma medida de higiene espiritual... de qualquer modo, salam aleikum.
Andr3
Interessante este tema, que sempre me levou a tentar saber um pouco mais...assim, parece haver datas diferentes parao incio do Ramadão entre islamicos e muçulmanos...enquanto para uns começa no nono mês, para outros é no dia 27 de Outubro...será qe se inicia em Setembro e o grande dia é esse?
Quanto ao jejum...é bom lembrar que se podem alimentar e hidratar durante a noite...isto é, antes do amanhecer...sendo que o não fumar, é o maior sacrificio...
Quando da minha viagem ao Senegal (Fev 2002) fez-me uma certa confusão o numero de cabras existentes em cada casa, que os moradores alimentavam e a quem davam banho diariamente e que se destinavam a ser sacrificadas poucos dias depois...perante o meu ar arrepiado em reacção à palavra sacrificio, Mamadou, o nosso guia, tranquilizou-me com um sorriso: o sacrificio consistia em manda-las abater para serem oferecidas a familias pobes e sem grande recurso a alimentos...
Uns anos depois, na Tunisia, vim a saber, que todos os membros da "mesquita" teem o dever de auxiliar os seus irmãos...se por exemplo és carpinteiro e precisas de uma consulta medica, o médico te ajudará e te tratará e quando estiveres bem e saudavel, se ele precisar de um carpinteiro, recorrerá a ti, para o ajudares no que for possivel...
Sem duvida uma religião muito diferente e uma forma muito humana de estar neste mundo...
Beijinhos
Eu cá admiro-os bastante, é um esforço de enorme fé, e nos dias de hoje é tão difícil ter fé...
Enviar um comentário