Desligar as luzes durante 60 minutos
Esta é uma iniciativa que se vai realizar no próximo dia 28 em Portugal. Entre as 20.30h e as 21.30h vão ser desligados muitos dos interruptores de Casas, Monumentos e Empresas na cidade de Lisboa, que aderiu pela primeira vez, juntando-se a outras 930 cidades participantes neste evento.
Cristo-Rei - Ponte 25 de Abril - Torre de Belém - Mosteiro dos Jerónimos - Castelo de São Jorge - Padrão das Descobertas - Centro Cultural de Belém - Museu da Electricidade - Paços do Concelho . . . A Minha Casa - ( no Alentejo) :) ehe - serão os pontos que ficarão ás escuras em prol da campanha global!
Esta é uma campanha global de alerta para as necessidades de adopção de medidas eficazes na luta contra as alterações climáticas. A WWF (World Wildlife Fund - organização independente de conservação da natureza; fundada em 1961) quer tentar reduzir ao máximo por uma hora, a emissão de gases com efeito de estufa dando assim a oportunidade ao planeta de se regenerar energeticamente. Espera-se o apoio de todos os cidadãos a nível Nacional e que com esta acção, o ambiente seja poupado e o consumo de energia reduzido significativamente.
Sydney, na Austrália foi a cidade pioneira do Apagão pelo Ambiente em 2007 tendo adesão de 2 milhões de pessoas que representou numa redução de 10% no consumo de energia eléctrica, o que levou a organização (wwf) a alargar a iniciativa ao resto do mundo. Em 2008 mais de 50 milhões de pessoas apagaram as luzes dos suas casas. Em 2009, com 930 cidades a aderir ao evento e a desempenharem um papel activo nesta causa, acho que se vai conseguir uma marca e fazer notar alguma diferença. Nova Zelândia será o primeiro país a desligar os geradores, devido ao fuso horário diferente, que se vai estender por Paris, Nova Iorque, Rio de Janeiro, Pequim.. entre tantos outros!
É um Orgulho Portugal aderir!