BLOGGER TEMPLATES - TWITTER BACKGROUNDS »

sábado, dezembro 30, 2006

Ultimo tema bLógico de 2006

Este é um tema que ja ha muito queria falar por aqui, e acho que se encaixa perfeitamente por esta altura, visto ser também o ultimo tema bLógicamente debatido por mim, do ano de 2006.
Coincidências! Existem? São fruto da própria coincidência do acaso? São previamente formadas pelo destino? Pois comigo axo que é coincidência acontecerem coisas que vêm (felizmente) por bem!
Num destes dias, já anterior á época Natalícia e tudo, como andava sem muita inspiração corrente, e com muitíssimo pouco tempo para pôr em práctica o "bloganço" ou "post-nosso-de-cada-dia" :) recorri a uma antiga inspiração; que era falar sobre Teatro! Pensei falar sobre este tema, por variadas razões. Apesar de não sair decerto um texto erudito, nem de opinião crítica ou formal, queria de uma forma simples e bLógica, e até mais para o pessoal, falar de uma área que além de gostar e de já ter feito parte, merece uma especial atenção devido aos beneficios que, na minha opinião conseguem transmitir para a vida de uma pessoa que esteja de qualquer frma ligada a este mundo.
Vou falar de uma forma vaga, pois para se falar de teatro, ha variadíssimas vertentes e uma inacabável fonte de informação! Encenadores, Actores, Directores, Autores; etc, etc. O que queria focar principalmente como já disse, é o que se pode aprender, ou captar da práctica de representar em si, mais precisamente no começo de toda uma envolvência com o teatro, com a representação. Tem que se começar de alguma forma, e normalmente, depois de um trabalho enorme em ter conhecimentos da história teatral, sobre o texto ou obra a utilizar, tdas as indicações e mais algumas sobre a peça em si; há a envolvência com o espaço, e há a utilização física do palco. Pois é aqui que tem que haver um trabalho corporal intenso e com muita sabedoria, pois são despendidas horas e montes de dias a aprender a expressão corporal com que se vai interagir com o publico e as pessoas que nos vão ver!
É este trabalho e esta forma de expressão que eu axo que deveria ser incluída em toda a formação pessoal e individual, de cada ser, de cada pessoa no seu historial escolar ou mmo até profissional. Tenho em mente, imensas pessoas ligadas ao Teatro a nível Nacional, e pessoas que já não são novas, e vejo a disponibilidade que ainda têm na sua movimentação corporal, na sua presença, na sua forma de olhar o mundo, nas suas opiniões, na sua construção que não mais vai acabar, e que toda a vivência e lidação com este mundo, ainda as faz trabalhar e enfrentar cada desafio como chave para o sucesso de vida! Um Rui de Carvalho; Uma Eunice Muñoz; Uma Guida Maria; Uma Ana Bola..e tantos...estes são só os que ainda estão cá para as curvas...e tanto ainda havia por falar...
Mas quem tem ainda paciência para ler este texto que deve tar a ficar ENORME, numa altura do ano como estas??? Que se deve querer é ler coisas curtas e que não levem mto tempo para ainda dar uma olhadela no resto dos blogs amigos para deixar a ultima mensagem de fim de ano!!?? Vou tentar ser breve (agora é que me lembro disso, né??) e ligar o assunto do Teatro com o das Coincidências . . . :)
Isto tudo para dizer que, estava eu a pensar em falar sobre este assunto que acabei de falar, e postar algo deste género (tinha eu pensado que ficaria um texto mais pequeno), e recebo uma mensagem no telémovel a convidarem-me a assistir a uma peça de teatro construída e elaborada pelo Grupo de Teatro Amador (G.A.T.O. S.A.) -á qual eu pertenci- e pelos seus actores actuais! LINDO! Axei uma coincidência excelente e que veio mmo a calhar!! :)
Prontos está contado! E mais não maço...(já podem deixar de me chamar nomes!)
Coincidências existem, pelo menos fica aqui a opinião bLógica e pessoal, e muitas coincidências têm acontecido na minha vida e a variados e diferentes níveis...e ainda bem que existem e acontecem! Têm valido a pena . . .

3 comentários:

Anónimo disse...

Nem sei bem o que dizer...ás vezes gostava de pensar que a vida é feita de coincidências...mas nao serão simples acasos...não sei...deste-me que pensar.

Bruno Moutinho disse...

Bom, belo texto. Enfim, é certo que as coincidências acontencem. Quantas vezes me aconteceu estar a pensar em ligar para uma pessoa amiga e essa pessoa ligar para mim! Tantas formas de coincidência mas, na minha opinião, não passam disso. Não acredito que seja do destino, algo que já está escrito desde o início dos tempos. O destino fazemo-lo nós ;)

Quanto ao teatro, concordo contigo, devia ser dada instrução nas escolas, relativamente ao mesmo. Felizmente tive oportunidade, no liceu, em escrever um texto teatral (um trabalho de grupo onde ganhou o meu - grupo mas escrevi sozinho, para variar). Além de ter ganho este foi representado. Também tive oportunidade de representar no liceu mais duas vezes. No 9º ano a minha turma representou "A Reliquia", naturalmente adaptação do texto de Eça de Queirós, e, no 11º, "Píramo e Tisbe", em Latim. Eu adoro o teatro e adorei representar. Dessas três vezes representei uma com um papel secundário e as restantes com o papel principal. Infelizmente não tenho oportunidade de ir ao teatro, neste país fazer coisas de interesse é-nos condicionado pelo peso da nossa carteira.
Enfim, espero que tenhas passado uma boa passagem de ano e que este novo te traga muitas coisas boas e muitos mais post's interessantes ^_^

Abraços

Rui Silva disse...

Coincidências, forças superiores, não sei, mas acredito que há coisas esquesitas!